O velho e bom futebol de botão

Futebol de botão

O futebol de botão, ou também conhecido como futebol de mesa, foi inventado pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, em 1930. Mal sabia ele que um jogo com botões de madeira iria se tornar um esporte oficialmente reconhecido, apresentando diversas regras e materiais cada vez mais sofisticados, tendo adeptos em um grande numero de países.

Os botões do jogo passaram por diferentes fases.Famosos foram os “botões de osso” ou de “paletó”, que nada mais eram que os botões retirados dos antigos ternos; depois vieram as “capas de relógios”, que nada mais eram que os “vidros’ substituídos dos relógios que iam para conserto e tinham os “vidros’ trocados; finalmente, por volta de 1950, surgiram os botões industrializados, de plástico, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou mesmo as faces dos jogadores dos times famosos do Brasil. Hoje são usados os botões de acrílico, cada vez mais modernizados.

Botões diversos de futebol de mesa

Todo essa conquista não foi fácil. O que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização, foram as incansáveis divulgações e organizações de eventos de futebol de mesa, feitos por Décourt. Devido ao sucesso desse passatempo e esporte, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo na época, oficializou o dia 14 de fevereiro (dia do nascimento de Geraldo Décourt) como o “dia do botonista”.

Sem dúvida este jogo seria um grande e inesquecível presente. Além de unir os amigos para um momento de descontração, desenvolve muitas habilidades e é acessível a pessoas de todas as idades (crianças, adolescente ou adultos).

Mesa de futebol de botão

Você encontra diferentes botões no Mercado Livre e no site oficial de Futebol de Botão. Além de ser facilmente encontrada nas lojas da cidade.