Dê livros de presente: 50 anos da Mafalda

As férias da Mafalda

Foi no mês de setembro que Mafalda, a menina esperta, de uma típica família de classe média, cheia de opiniões críticas (e ácidas) sobre o mundo, completou 50 anos. Foi no dia 29, do mês nove, de 1964, que a personagem, criada pelo cartunista argentino Quino, teve sua primeira charge publicada.

Mafalda

Uma curiosidade é que Mafalda foi criada para uma campanha publicitária que não vingou dois anos antes, em 1962. Por isso, seu 50º aniversário é comemorado em 2014, pois celebra seu nascimento enquanto personagem de tirinha.

E quem é que diria que esta menina cheia de contestações sobre o mundo se tornaria um ícone da cultura pop mundial?

A personagem viveu por 10 anos nas páginas de jornais e semanários argentinos. Em 1973, Quino decidiu encerrar a personagem, por “esgotamento de ideias”, segundo ele próprio. Desde então, já se passaram mais de 40 anos, mas a pequena continua bem viva na memória dos fãs mundo afora.

Para aqueles que gostam de surpreender: Dê livros de presente e aproveite o aniversário desta personagem para oferecer algo diferente. Você encontra nas livrarias algumas obras que reúnem as tirinhas da Mafalda.

Toda Mafalda

As férias da Mafalda

Mafalda no Jardim-de-Infância