Dia Nacional do Livro – Escolha um e presenteie!

Olhai os lírios do campo

Certa vez, o escritor gaúcho Mario Quintana afirmou: “O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. Acho difícil existir alguém que não concorde com isso, afinal, ler é viajar sem sair do lugar.
Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. Esta data foi escolhida para homenagear a data de fundação da Biblioteca Nacional, que aconteceu em 1810.
Para quem não sabe, O Brasil começou a editar livros a partir de 1808, após D. João VIV fundar a Imprensa Régia, em 1808 e o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Porém, nesta época, o Imperador fazia uma leitura prévia antes de liberar ou não a publicação de um livro. Esta atitude funcionava como uma espécie de censura.
Já em 1925, o escritor Monteiro Lobato, mundialmente conhecido por obrar como O Jeca Tatu e o Sítio do Pica Pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo assim grandes possibilidades para o crescimento editorial do nosso país.
Nosso país tem o orgulho de possuir escritores de renome internacional que fizeram história com suas obras, e, para celebrar esta data, selecionamos grandes nomes da literatura nacional e suas respectivas obras.
Quem sabe esta lista te inspira na hora de presentear amigos, parentes, pais, namorados e colegas de trabalho neste final de ano.

Capitães da Areia (1937)
Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais conhecidos lá fora, principalmente por retratar a cultura brasileira, seus traços, costumes e crenças.

Capitães da Areia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Alquimista (1988)

Este livro é a obra brasileira mais vendida de todos os tempos. Com ele, o escritor Paulo Coelho se transformou em dos maiores fenômenos literários do século XX.

O alquimista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A hora da estrela (1977)
Uma das obras mais conhecidas de Clarice Lispector, aborda de uma maneira ora sutil, ora crua, o contato do imigrante nordestino com a cidade grande.

A hora da estrela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olhai os lírios do campo (1938)
Um marco na obra de Érico Veríssimo, este sensível e comovente romance é um convite à reflexão sobre o que realmente vale a pena nesta vida.

Olhai os lírios do campo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou das nossas sugestões? Acompanhe sempre as Dicas de presentes criativos do nosso blog!